07/04/2024

dos espinhos nas veredas

«minha vontade sempre foi 
subir ao topo da tua permanência 
e, ali, habitar-te. 
Mas minhas impetuosidades 
foram expostas em direção a outros receios. 
O teu templo exige vigilância, clausura 
e eu sou transitória. 
Mas há muito estirei minha alma 
sem arremedo 
a teus pés. 

 (...) 
 
abasteci-me de palavras 
fiéis, doces, consumadas 
juntei as mansas raízes 
um tino das sombras 
dos espinhos nas veredas 
tanto fiz pra te fazer um poema 
que te doesse dentro 
que te esmagasse o estômago 
mas tu não entendes de sacrário 
nem de desbastes. 

por descuido passei 
a escrever na penumbra 
primeiro usei o lápis 
e o papel em branco 
mas tu não leste. 
Apontei o carvão 
e escrevi na parede 
enquanto dormias. 
Tu não leste. 
Então desenhei em baixo relevo 
na porta do quarto 
no chão da sala 
no umbral da porta 
quando viste, 
eu já tinha (l)ido.»

Excerto de Jeanne Araújo, Sangria



10 comentários:

  1. Boa tarde de paz, querida amiga Fá!
    È a segunda vez que leio o texto postado no mês.
    E sinal que devo ir...
    Gosto de ver pistas no que leio.
    Tenha dias abençoados!
    Beijinhos com carinho fraterno

    ResponderEliminar
  2. Magnifico poema, estimada amiga. Gostei muito de ler.
    Parabéns!
    Grata pela visita e gentil comentário no meu cantinho.

    Votos de um bom fim de semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito , Fá
    É ums ótima escritora que descobri ocasionalmente.
    Mas , seus poemas também são lindos _ continue compondo.. Um grande abraço, (ainda estou por aqui) , mas uma semaninha e vou voar para matar saudade da filha distante. Beijinhos ,sempre que puder passo por aqui.

    ResponderEliminar
  4. Darse de todas maneras sin pedir nada a cambio...sustenta el dulce sentir de quien sabe amar y en ello encontrar su gloria.
    Abrazo.

    ResponderEliminar
  5. Gente!, menina!, vc escolheu muito bem para essa publicação. arrasou.

    ResponderEliminar
  6. Magnífico poema! Quantas vezes já não nos aconteceu o mesmo. Por muitas palavras que usemos parece que ninguém lê.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Excelente invocação.
    Não conhecia, sou sincero

    ResponderEliminar
  8. Very interesting and beautiful.

    ResponderEliminar
  9. Muito bonito. Parabéns pela escrita!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

«Em cada um de nós há um segredo, uma paisagem interior com planícies invioláveis, vales de silêncio e paraísos secretos.»
(Antoine de Saint-Exupéry)
.
Leia pf: Indicações sobre os Comentários